GEOGRAFIAS DA PRODUÇÃO
Ao produzir no mundo, se produz também o mundo
Geografia é a ciência, o pensamento e a investigação que trata da descrição do mundo e de seus fenômenos físicos, biológicos e humanos. Suas causas e suas relações. Geografias de Produção são então cotidianos, relações, territórios, práticas e formas de se produzir a vida e de se fazer produção.
Quando pensamos produção cultural, pensamos além da produção de acontecimentos culturais. Pensamos a produção da cultura. A reprodução da cultura. E a reorganização da cultura. Pensamos procedimentos, contextos, fenômenos e vivências através da mediação enquanto importante dimensão de processos de produção.
Nesta empreitada de formulação e articulação das Geografias de Produção, pensamos, aplicamos a estamos desenvolvendo coletivamente dispositivos para aprender, para formar, transformar e criar através de uma produção cultural pautada na organização, na troca e apreensão de experiências, na análise crítica de condições reais, na investigação e formação coletiva em movimentos e processos que criem condições para relações saudáveis e potencializadas de trabalho, pesquisa, criação, comunicação e organização entre agentes, entes e territórios da cidade de São Paulo. Mas com a intenção de que estes horizontes se ampliem para que cada vez mais gentes, entes e territórios atuem e ajam de forma consciência sobre suas potencias.
Afinal, já diria Feijó:
toda produção cultural que mereça esse nome parte de um ato de vontade.
Paulo Freire sobre curiosidade epistemológica
Registro visual de estudo. "Nos rios do cotidianos se constróem territórios e identidades". Colagem digital. Tamires Menezes, 2023.
Milton Santos e o Território. Instalação Verbo-Voco-Visual. Tamires Menezes, 2023.
Registro visual de estudo. "Nos rios do cotidianos se constróem territórios e identidades". Colagem digital. Tamires Menezes, 2023.